sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sacrifício ou obediência


Este post tem a intenção de tentar falar a respeito, ou pelo menos referenciar com a Bíblia a questão dos :


VOTOS, JEJUM, PROMESSAS e PROPÓSITOS para alcançar um bem, seja material ou espiritual.


Para introduzir ao tema, vou utilizar o fragmento de um texto do Irmão Mario Persona ( respondi.com.br ) :


Quanto a fazer voto, o mesmo acontece. É preciso entender que era um prática do Antigo Testamento, algo como fazer uma promessa para receber algo em troca. Em Atos Paulo faz votos, inclusive querendo parecer estar no judaísmo, algo que não estava certo. Devemos nos lembrar que quando lemos "Atos dos Apóstolos" estamos lendo sobre o que os apóstolos fizeram, seus atos, o que nem sempre encontra respaldo na vontade de Deus.

Se ler direito o que aconteceu com Jacó, verá que Deus não lhe pediu que fizesse voto algum. Deus queria agir em graça (favor imerecido) e Jacó foi inventar o voto, porque ele sempre foi um homem de truques e estratagemas. Veja o que Deus prometia de forma incondicional:

"Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado". Gn 28:14...

O que Jacó precisava fazer para receber isso? O que Deus disse que queria dele para, em troca, multiplicar sua descendência como o pó da terra, estar sempre com Jacó, guardá-lo por onde quer que fosse, fazê-lo voltar à terra etc? Nada. Absolutamente nada. Tudo aquilo Deus daria porque queria dar. No entanto, Jacó inclui um "SE" na história...

"E Jacó fez um voto, dizendo: SE Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu p E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo".

Portanto, esqueça essa idéia de fazer votos e confie na graça de Deus. Não há nada que possamos dar a Ele que Ele já não seja dono. Ore, peça, mas não queira fazer barganha. Deus é um Deus de graça, um Deus que ouve orações, que sabe muito bem o que é melhor para nós e saberá fazer as coisas à Sua maneira no momento certo.



Concordo, e acredito que este pensamento está correto,está conforme o que as escrituras trazem sobre o assunto. Contudo, como quase sempre, tento me colocar em um outro ponto de vista. Pois, ao se deparar com uma situação de certo desespero (o que julgo não ser algo rotineiro) , talvez até mesmo um individuo que tenha a luz de Cristo, mas pela fragilidade humana, procurará alguma forma de achegar-se mais a Deus e de certo modo "merecer" uma graça. E será que Deus, que tem o coração dos homens em sua mão, não considerará a sugerida "troca", não como barganha, mas como um "modo humano" de ser grato, ou de santificação.



Seguem referências bíblicas sobre o assunto:

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.

Salmos 24:1-5


Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Eclesiastes 5:4-5




Já a respeito do jejum, minha opinião é similar, mas vejo um "algo a mais". Se realizado da maneira correta ( no site do irmão Mario tem um texto excelente sobre este assunto) , jejuar + orar traz grande edificação espiritual, santificando-se e seguindo o exemplo de Cristo. Mas é de suma importância a inteira observação das boas práticas ensinadas nas escrituras, a fim de não recebermos uma "recompensa humana" pelo Jejum, ao invés da consagração, por Deus.




Seguem referências biblicas sobre o assunto: 

"Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda."
Isaías 58:3-8

"Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum."
Mateus 17:19-21


"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
Mateus 6:16-18

"Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?"
Zacarias 7:5

Imagens, retiradas da internet, meramente ilustrativas...

No amor de Cristo,


Deus vos abençoe,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que você acha?