sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sacrifício ou obediência


Este post tem a intenção de tentar falar a respeito, ou pelo menos referenciar com a Bíblia a questão dos :


VOTOS, JEJUM, PROMESSAS e PROPÓSITOS para alcançar um bem, seja material ou espiritual.


Para introduzir ao tema, vou utilizar o fragmento de um texto do Irmão Mario Persona ( respondi.com.br ) :


Quanto a fazer voto, o mesmo acontece. É preciso entender que era um prática do Antigo Testamento, algo como fazer uma promessa para receber algo em troca. Em Atos Paulo faz votos, inclusive querendo parecer estar no judaísmo, algo que não estava certo. Devemos nos lembrar que quando lemos "Atos dos Apóstolos" estamos lendo sobre o que os apóstolos fizeram, seus atos, o que nem sempre encontra respaldo na vontade de Deus.

Se ler direito o que aconteceu com Jacó, verá que Deus não lhe pediu que fizesse voto algum. Deus queria agir em graça (favor imerecido) e Jacó foi inventar o voto, porque ele sempre foi um homem de truques e estratagemas. Veja o que Deus prometia de forma incondicional:

"Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado". Gn 28:14...

O que Jacó precisava fazer para receber isso? O que Deus disse que queria dele para, em troca, multiplicar sua descendência como o pó da terra, estar sempre com Jacó, guardá-lo por onde quer que fosse, fazê-lo voltar à terra etc? Nada. Absolutamente nada. Tudo aquilo Deus daria porque queria dar. No entanto, Jacó inclui um "SE" na história...

"E Jacó fez um voto, dizendo: SE Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu p E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo".

Portanto, esqueça essa idéia de fazer votos e confie na graça de Deus. Não há nada que possamos dar a Ele que Ele já não seja dono. Ore, peça, mas não queira fazer barganha. Deus é um Deus de graça, um Deus que ouve orações, que sabe muito bem o que é melhor para nós e saberá fazer as coisas à Sua maneira no momento certo.



Concordo, e acredito que este pensamento está correto,está conforme o que as escrituras trazem sobre o assunto. Contudo, como quase sempre, tento me colocar em um outro ponto de vista. Pois, ao se deparar com uma situação de certo desespero (o que julgo não ser algo rotineiro) , talvez até mesmo um individuo que tenha a luz de Cristo, mas pela fragilidade humana, procurará alguma forma de achegar-se mais a Deus e de certo modo "merecer" uma graça. E será que Deus, que tem o coração dos homens em sua mão, não considerará a sugerida "troca", não como barganha, mas como um "modo humano" de ser grato, ou de santificação.



Seguem referências bíblicas sobre o assunto:

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.

Salmos 24:1-5


Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Eclesiastes 5:4-5




Já a respeito do jejum, minha opinião é similar, mas vejo um "algo a mais". Se realizado da maneira correta ( no site do irmão Mario tem um texto excelente sobre este assunto) , jejuar + orar traz grande edificação espiritual, santificando-se e seguindo o exemplo de Cristo. Mas é de suma importância a inteira observação das boas práticas ensinadas nas escrituras, a fim de não recebermos uma "recompensa humana" pelo Jejum, ao invés da consagração, por Deus.




Seguem referências biblicas sobre o assunto: 

"Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda."
Isaías 58:3-8

"Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum."
Mateus 17:19-21


"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
Mateus 6:16-18

"Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?"
Zacarias 7:5

Imagens, retiradas da internet, meramente ilustrativas...

No amor de Cristo,


Deus vos abençoe,




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

E se fosse hoje....

...o dia ...



"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."
Apocalipse 1:7


Sim. creio! Breve Ele virá... e com certeza será muito grande o seu esplendor, já que todo olho O verá.

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. "
Apocalipse 16:15

"....como o ladrão." E até tentamos previnir ou almenos mitigamos a ação do ladrão, com grades alarmes, seguros e segurança. Mas, esperar, esperar mesmo, é meio difícil. Isto é, temos a certeza que Cristo, breve, voltará, e mesmo tentando nos preparar, talvez pela mesma causa que as sementes não vingaram, aquelas da parábola do semeador, temos certa dificuldade em perseverar. Alem do nosso problema crônico em lidar com o tempo. Por isso é tão importante vigar: caminhando com cuidado!

"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. "
Apocalipse 20:4-6

"E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel."
Apocalipse 7:4

"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro."
Apocalipse 7:9-14

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. "
Apocalipse 20:12


Sinceramente! Pela minha ignorância ,ainda não sei ,se Deus tiver misericórdia da minha alma, onde poderei fazer parte destas Revelações.

Mas, o que realmente eu almejo é estar com Cristo, no céu!

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. "
Apocalipse 21:1

"Que Deus tenha misericórida de nós, e que seu filho Jesus Cristo nos cubra com Seu Sangue, e que sejamos revestidos do Espirito Santo, armados com as Armadura Celestiais e "aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia."Mas,...
.... quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. "
Apocalipse 22:11

AI DELES!!!


"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. "
Apocalipse 22:20


SIM VEM!
Imagens retiradas da internet e meramente ilustrativas!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Filosofia Pura!

NÃO  fazendo jus ao título do blog....  (sabia que isto ia acontecer)

O post a seguir, foge , bastante, da intenção proposta. Mas eu preciso registrar... é uma inspiração...de origem duvidosa, mas é...




  
Fiquei intrigado com o hábito, no mínimo engraçado, do meu querido cachorrinho (Cosmo Zuniga), da foto acima... ele tem 01ano de vida, não sei quanto equivale em vida canina, mas não vem ao caso. É comum que os animais de estimação, contudo os que vivem em casas, no meu caso apertamento, definam locais e horários para comer, dormir e fazer suas necessidades fisiológicas, que daqui por diante chamarei de "cagar".
Então desde que eu o conheço, que foi logo depois de desmamar, toda vez, antes de "cagar", ele dá três giradinhas em torno de si mesmo.

E observando isto por mais de um ano, não cheguei a conclusão nenhuma, por que raios ele faz isso. Mesmo achando que faltem uns três ou quatros parafusos caninos na cabecita dele ,quem sabe é culpa no pedaço de controle remoto que ele comeu, ou pode ser alguma reação de viver em cativeiro....kakakakaka....num sei... nem a nossa senhora internet, nem o pai google me deram a resposta...teve umas suposições... mas não trabalho com suposições, ou é ou num é, rsrsrs ( se bem que hoje em dia ... perai to fugindo assunto)...Resumindo : Não sei por que o Cosmo dá três voltinhas pra "cagar".
Mas deve ser pelo mesmo motivo das pessoas que enrolam tanto pra falar alguma merda coisa!

Pescador de aquário...

... já tinha ouvido falar do assunto, mas nunca tinha prestado muita atenção. Mas pescadores de aquário, são estes "tais" que saem por ai e roubam os peixes, que são as almas convertidas, pois isso é mais fácil do que "todo aquele trabalho" de evangelização e me disseram que até Jesus condenou o tal proselitismo (Mt 23:15).
Safadinhos esses pescadores, hein... roubando as carpas alheias...





Ah... mas ouvir dizer também que é fácil identificar os tais peixeiros, geralmente se aproveitam de um momento de fraqueza de uma alma angustiada e lançam o anzol, e alem disso existem vários tipos, mas ouvi falar que o pior deles tem as seguinte caracteristicas: normalmente bebem demais, tudo pra eles é a tal palavra, saúdam com a Paz de Deus (que deve ser só pra contrariar) , oram com véu, dão beijo no rosto, e umas outras coisas diferentes dos evangélicos normais, alem de se acharem o último maná do deserto (essa eu li num blog amigo)....


Eita.... acho que acabo de descobrir que eu sou um pescador de aquário, dos bem fraquinhos, mas sou...


Contudo ainda não ouvi nada a respeito de com que intenção fazemos isto ....perai to pensando .... ai lembrei:





É , PESCAR DO AQUÁRIO, E SOLTAR NO RIO DE ÁGUA VIVA !!!





PARA SER LIVRE,  NÃO PRESO  NO AQUÁRIO !

Fotos meramente ilustrativas...