terça-feira, 22 de maio de 2012

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do Senhor”

  “Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.”



Frequentar uma igreja, reuniões familiares ou outros tipos de ajuntamentos não nos configuram como cristãos, nem adotar costumes ou práticas de um determinado seguimento religioso nos dá a certeza da salvação. Contudo a celebração de um culto racional a Deus, trás com certeza, paz e crescimento espiritual. Isto é, se temos esta intenção.

"E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim."

Ainda que muitos adotem dupla personalidade, (às vezes até tripla) : uma dentro, outra fora , uma perto dos “irmãos", outra longe, uma na frente dos presbíteros, outra no dia a dia, esta atitude é também normalmente chamada de "HIPOCRÍSIA". Mas quem esta livre dela?
Como somos seres sociáveis, muitas vezes usamos o espaço e tempo destinados ao louvor e adoração a Deus, como um encontro social, aonde nos preparamos para estar, conhecemos pessoas, criamos vínculos afetivos, adquirimos hábitos, zelamos do ambiente e com o passar do tempo nos sentimos a vontade, isto é nos sentimos em casa! E qual o problema? Se já não precisamos de um templo, nem dos sacerdotes, depois que o véu foi rasgado pelo Sacrifício Santo, temos "linha direta" com o Pai, apenas utilizamos um local ou espaço como casa de oração, e o respeitamos por que a presença de Deus também se manifesta ali, assim como se manifesta aonde quer que nossa comunhão ou necessidade a alcance.


"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"


É verdade que muitos se atam a pastores, a cajados aos apriscos. Isto é, temem a homens e não a Deus, guiam-se mais em costumes e dogmas do que na Bíblia, crêem mais na igreja do que na Graça. Mas pela individualidade da salvação, anunciemos a graça , "de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus"

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"

"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.  Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. "
Muitos que estão enfermos necessitam de apoio, e normalmente recorremos a quem cremos ser ou estar posto por Deus, "porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância", e que receba com amor e instrua com sabedoria e não julgue, mas que aconselhe de acordo aos mandamentos deixados por Cristo, "não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."


Muitos realmente têm recebido dons e vocação para anunciar o evangelho ou aconselhar o povo, contudo assim como a semente entre espinhos, exercitam o dom com usura,  sufocando-a com as concupiscências da carne e transformando em pedregais os corações de muitos, seus frutos não serão perfeitos, e a semente, por eles lançadas, nas pedras nascerão, mas logo secarão. Assim,"pelos seus frutos os conhecereis."



"Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;”
"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta", e se somos fundamentados na Fé, graduados na Esperança, buscamos nossa especialização no Amor, para um dia podermos estar com o Mestre do Caridade, na universidade Celestial.

"E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé."

"E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém."
Em Cristo,