domingo, 26 de agosto de 2012

E quem é o meu próximo?


- Vai, e faze da mesma maneira!

A pergunta que antecedeu esta ordem, foi tão fácil de responder, que o doutor nem titubiou:

"- O que usou de misericórdia para com ele."

Uma simples comparação, que deixou o entendido da lei mosaica, imaginamos, sem ação, ou no mínimo com uma pulga atrás da orelha.

Era a Graça, que cumpria a Lei, a fim de que pudesse haver salvação!

Algum tempo passou... e a Graça do Filho de Deus continua a mesma. A lei também, mas muitas vezes disfarçada de "Graça", dentro dos corações, julgando e perguntando : - quem é o meu próximo?
E todos os dias, passamos de largo dos "meio-mortos", as vezes até pisamos ou chutamos. E crendo que somos os reis e sacerdotes da visão dada a João, continuamos de cabeça erguida, detentores da verdade, santos e irrepreensíveis.

São por estas e outras, que a cada dia sinto mais necessidade de achegar-me aos pés do mestre, e vejo que a verdadeira conversão não esta atrelada a batismos, ofertas, ceias, conhecimento bíblico, correta interpretação das escrituras, dons. Aliás, a não ser um dom: - a caridade, tão poeticamente, definida por Paulo... que lendo, entendo, mas não compreendo.

"... NUNCA FALHA, mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; "

Mas como alcançaremos a verdadeira caridade se estamos mais preocupados com a queda e vergonha do nosso próximo.


Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (de nós!)




"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
Lucas 18:10-13


"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"
Mateus 5:44