quinta-feira, 5 de abril de 2012

Meu monólogo sobre a fé:



Fé, do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia, é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
A acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Portanto se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha . Diante dessas considerações, embora não se observe oposição entre crença e racionalidade, como muitos parecem pensar, deve-se atentar para o fato de que tal oposição é real no caso da fé, principalmente no que diz respeito às suas implicações no processo de aquisição de conhecimento, que pode ser resumidas à oposição direta à dúvida e ao importante papel que essa última desempenha na aprendizagem.
Fonte Wikipédia.

Desde meus 6 ou 7 anos de vida, fico procurando dentro de mim, onde fica este tal sentimento ou força monossilábico tão famoso, será que nas rugas da testa, nos joelhos, no fechar dos olhos ou mais provavelmente no límbico, em fim nunca encontrei. Talvez pelo tamanho... já que um grão de mostarda seria uma quantidade exagerada para os nossos padrões ou pela definição contida na carta de autor desconhecido aos crentes Judeus, definida como a prova das coisas que não vemos.
Tá certo! Uma força invisível e abstrata, pode ser medida? ou como ela age?

Estas duas perguntinhas permanecem sem respostas no meu entendimento, porem no lugar secreto onde guardo minha porção irrisória desta tal fé, estas questões não existem!
Então quer dizer que tenho fé?!? Mas fé? Ou como meu amigo Aurélio : Confiança em alguém ou em alguma coisa.

Fé no quê?

O ser humano tem a "capacidade" de ter fé em tudo, tudo mesmo, e olha que tem cada fé por ai!

"É possível nutrir um sentimento de fé em relação a uma pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituído, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismo ou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular."
Fonte Wikipédia.


Minha intenção é escrever um post e não um livro, por isso, vou focar, e tentar não sair do foco: Fé em Deus!
O fato de acreditar existir apenas um único deus, que criou tudo o que existe, já nos caracteriza portadores de fé? Sim. Pois um deus, não é algo tangível. Mas crer em Deus, basta? E dizer que crê em Deus basta?
Ai... lembro-me do Tiago! Que no meio de seus ensinos, nos deu exemplos de fé, mas sempre, completados com as OBRAS!
Ah...as obras.... mas que obras? Obra : - O resultado da ação, ou do trabalho.
Será então que a obra é o resultado da ação da fé, ou a fé é a força que move o trabalho? Ou são as duas coisas ao mesmo tempo?
Mas o mesmo discípulo diz que : "...assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. "
 E sem fé? "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

PARA TUDO!

Galardoador? Que que é isso? - Que conferi galardão ; quem premia, quem recompensa.
Então esta é a ação da fé em Deus? Cremos Nele a fim de que sejamos premiados e recompensados.
Recompensa??? Que recompensa?
Vida eterna parece-me ser o maior e melhor premio, que pela fé, podemos ter de Deus. Subentendemos que para isto Deus, quis que seu filho, em forma humana, cumprisse sua paixão.
Mas há muito tempo atrás alguém já fez esta pergunta, e melhor, perguntou direto a Fonte:
“Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos”?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros. "
Mateus 19:27-30

CEM VEZES!!! E laiá.... Dá-lhe evangelho da prosperidade !!!

Cem vezes tanto, em que? Em bens materiais, perecíveis? Da parte de Deus? Por Jesus?
"É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus."
Marcos 10:25
Talvez os mais materialistas não entenderam esta parte...
Mas voltando a fé e suas recompensas, vou tentar espremer um assunto aqui no meio, os Dons!
Sim dons! A fé em Deus, será, na verdade, um dom? E dos mais importantes, como o da vida e do livre arbítrio. Mas o que é realmente um dom? Do Latim DONUS, “presente, dádiva"
Ah Tá... Analisemos...A Fé? é na verdade o que? Uma força, uma ação ou um dom?
Ou seriam os três ao mesmo tempo?
Chego a conclusão que a fé em Deus é um Dom que faz parte da Salvação, acredito que ela seja completada com a misericórdia de Deus.
E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Atos 17:22-24
Havia fé na superstição dos atenienses! Contudo faltava a misericórdia de Deus, e Paulo anunciou-lhes a Graça.
Assim como aos romanos:
"Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. "
Romanos 11:24-32

"Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" O que isso quer dizer?

Que a promessa feita a Israel permanece?!? E também que uma vez dado o Dom, Deus não se arrepende, quer dizer : Cremos, oramos, profetizamos, curamos, pelos dons que Deus nos tem dado. Porem, se usamos nosso dom com outra intenção a não ser louvar e engrandecer o nome Dele, seremos como os muitos que: "...Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Voltando, mais uma vez, a Fé... um apóstolo chamou-a de Escudo, a função óbvia de um escudo é proteger, contudo com a intenção de avançar na guerra, deixando as trincheiras, confiando em sua proteção, a fim de conquistar vitórias. Mas ainda é apenas uma parte da armadura, muito necessária, mas apenas uma parte.
Ou ainda na resposta do próprio Deus ao profeta Habacuque, diferenciando o ímpio do justo, pela fé: - "Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá."
E como visto em todos os exemplos de fé, de Gênesis até hoje... o homem sempre teve fé! Mas só a fé ,foi, é ou será suficiente!
Continuaria escrevendo, porem, lembrando-se de um dos mais belos e verdadeiros textos bíblicos, concluo que a é necessária, sempre junta a Esperança, mas não maior que a Caridade!



No amor de Cristo!


Deus abençoe aos que cooperaram com o post!