sábado, 21 de abril de 2012

Homocristão???

Dando um "surfada" por ai, me deparei com uns blog's e sites que defendem o homossexualismo cristão, isto é, se posso chamar assim aqueles que, concordam que a "orientação" sexual do indivíduo, não compromete seu relacionamento com Deus e sua a Salvação.

Tenho este assunto, em uma passagem da minha vida, bem fresco aqui na cachola, e foi algo, alias que, marcou na minha vida:

A uns dois anos atrás, por intermédio de um curso que fiz, conheci um jovem de 18 anos (o chamarei de Junior) com o qual trabalhei um projeto de TCC por um ano... e nesse um ano, como nossa relação era apenas estudantil, não percebi nada de estranho. Me contou que era cristão, de uma igreja "x", mas tivemos poucas conversas a respeito, devido ao nosso projeto ser um tanto trabalhoso. Mas aproximando o fim do ano letivo e o dia da apresentação, ele me ligou chorando. Disse que tivera um desentendimento familiar e acabou expulso de casa.
Me preocupei muito, acho até que mais pelo trabalho, pois tinha sido um ano muito difícil para mim, mas fiquei curioso em saber o motivo da desavença. Me passaram milhares de pensamentos do que poderia ter acontecido. Então quando conseguimos nos ver, no laboratório da escola, perguntei ansioso: - O que aconteceu???
E meio gaguejando, falando baixo e desacreditado de que eu ainda não saberia o motivo, ele me disse, o que eu não imaginei:
- Então.... é que eu sou gay! Ai meu pai não aceitou e me expulsou de casa...
-GAY? como assim gay?
Silêncio.
- Você? Gay? Se tá brincando comigo, ?
- Não é sério... quase todo mundo da sala sabia, já tinham me visto com meu namorado.
- NAMORADO?
Silêncio.
- É que você faltou no dia em que ele estava aqui comigo.
- Ah tá!?! Preciso ir à papelaria comprar material para a maquete, já volto...
E fui, na verdade precisava respirar fundo, me sentindo meio sem chão, a frieza polaca foi derretida mais uma vez ,fiquei muito preocupado com ele, um garoto muito inteligente, dedicado, muito ligado a sua família, agora na rua, por causa da sua sexualidade, que em nada desabona sua qualidades pessoais. E  neste um ano que estivemos empenhados no TCC a única coisa de diferente que percebi foi a sua responsabilidade, criatividade e força de vontade... E comecei a perceber que, quando começamos o grupo, éramos em cincos pessoas, as outras  desistiram do curso, ficamos sós... e ninguém quis entrar no nosso grupo... e alem disso éramos um pouco afastados dos outros grupos.. mas nunca tinha entendido o motivo... naquela hora a ficha caiu.... mas será que eles achavam que eu também era gay? rsrsrs - Não sei...acho que não...todos sabiam que sou casado...sei lá. Não importava agora...
Então caminhando até o centro da cidade, fui conversando com Deus.
- Senhor! Gay?
-....
Senhor? por que comigo?
-....
- Senhor o que eu faço? Como agir?
-....
- Justo agora? Na véspera da apresentação?
- ....
- Me ajuda, por Cristo ! E a ele também!
-....
Então lembrei da mãe dele, eu tinha o telefone da sua casa, resolvi ligar para ela:
- Alo? Fulana? A Sra. é a mãe do "Junior".
- Sou. Quem é?
- É o Fábio, amigo do dele, aqui da escola...
- Amigo?
- É... amigo... do TCC! O que houve, ele me disse que foi expulso de casa?
- Ah ... você é o rapaz que está fazendo o trabalho com ele?
- Sim. Sou eu.
- (chorando)Ah Fábio... o "Junior" sempre foi um ótimo filho, fazia parte do coral da igreja, sempre serviu a Deus... agora veio isto.
- Irmã...ele me contou o que houve, imagino o quanto é difícil para a irmã... - Também sou Cristão, vou tentar conversar com ele.
- (ainda chorando) - Por favor irmão, fala com ele...O pai dele foi conversar, o "Júnior" ficou agressivo e fugiu de casa..
- Vou tentar irmã... não sei bem o que dizer, mais vou tentar.Vou perguntar se ele não quer ficar em casa hoje , até a poeira baixar, falo com a minha esposa, ela vai entender.
- (ainda chorando) Deus abençoe.
- Amém!

Mas voltando da papelaria, pensei :
- o que eu falo pra ele?
 Então Deus me disse, como que dentro de mim:
- Ele é Meu servo!

Naquele dia trabalhamos mais um pouco, mas não toquei no assunto... e continuamos trabalhando da mesma forma. Perguntei se não queria ficar em casa, mas disse que estava bem, na casa de uma amiga.
Cheguei em casa muito angustiado, nem falei nada com a minha esposa...orei e pedi a Deus ajuda, tentei me colocar na situação dele, da família dele, procurar compreender e o que eu poderia dizer a ele?
Deixe a semana passar e nem toquei no assunto, continuamos nosso trabalho da mesma maneira. Mas no dia da apresentação estávamos indo para o local aonde apresentaríamos no carro, a caminho, tomei coragem de falar:

- "Júnior", nós nos demos muito bem até hoje, e não foi o que você me contou, que vai mudar nossa amizade, eu até acho que entendo o que você sente... Mas não posso ficar sem te falar o que Deus me falou:
- Você é um servo de Deus!
- É eu sei! E isto é o que mais me corrói, não sei o que fazer.
- Acho que nem eu saberia. Mas recorra a Deus, da minha parte só repito o que Salomão disse: "a adolescência e juventude são vaidade", e alem disso, muitos erros cometidos na nossa juventude, quando os hormônios estão a flor da pele, acarretam sequelas para a vida inteira. - Procure tentar ouvir seus pais, eles querem o melhor para você.
- Mas minha mãe quer que eu passe em um psicólogo ou psiquiatra, para tomar remédios e hormônios.
- Sua mãe está desesperada com a situação, ela não sabe o que fazer, isto foi a única maneira, alem de orar, que ela acho de tentar de ajudar.
- Eu sei.
Silêncio.
- Pode contar comigo para o que precisar... para quase tudo!!! (risos)
- Valeu...(risos)

A apresentação foi um sucesso, graças a Deus!

Não sei se ele deu importância ao que falei. Depois da apresentação nunca mais falei com ele pessoalmente, até tentei , mas percebi que ele, meio que, fugiu... Outro dia a mãe dele me ligou, para saber se eu ainda falava com ele, disse que as vezes pelo MSN...ela me disse que ele não estava morando em casa... mas estava fazendo faculdade...

Confesso que antes disso, eu era um pouco preconceituoso na questão da homossexualidade, não que eu ainda não seja...estou tentando mudar... mas senti de perto o que meu colega de TCC e sua família passaram e ainda estão passando. Mas observado um pouco esse universo GLS, tenho, particularmente  uma pontinha de pensamento que não é só orientação, sei que a OMS, em 1991 descaracterizou como doença psicológica ,mas acho que cada caso é um caso e que tudo depende e várias variáreis, e que, talves, possa ser desencadeado por questões psicológicas, como famílias, amigos, dificuldades de integração com a sociedade ou até fatores espirituais. Em fim, não importa,  é apenas uma opinião, até por que não sou médico psiquiatra ou psicólogo, nem sou estudioso do assunto, mas percebi que ser gay traz muito sofrimento, pessoal e familiar, físico, psicológico e espiritual.


Como muitas questões, com que me deparo na minha vida, não sei bem como me posicionar, por que julgar é muito fácil e tento não me colocar como arbitro naquilo que não conheço plenamente. Assim, neste caso acredito que, assim como o adultério, homicídio ou prostituição, relação homossexual é um pecado, e vai contra os desígnios Cristão. Devemos lutar contra o pecado, e acolher o pecador!  Mas quando pecamos devemos buscar de Deus a misericórdia, e não procurar falsos apoios, a fim de justificar nossa transgressão. Ou iremos contra os mandamentos de Deus? Ou moldaremos a doutrina Cristã em nós mesmos?  Quem e por quem foram perdoados os nossos pecados?



"Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra ..."
"... onde estão aqueles teus acusadores?"
"Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. "

No amor de Cristo,