quarta-feira, 11 de julho de 2012

Se te mostrares fraco...

          
A vida de uma pessoa, pode ser comparada a uma empresa, existem milhões de empresas, de diversos tamanhos, mercados, negócios e estratégias. Já ouvi dizer que o sucesso de uma empresa é praticamente certo quando, se tem um bom produto e uma boa administração. Bem, correlacionando empresas e pessoas, temos: - o produto: nossas ações; a gestão: nossa capacidade de administrar o tempo. Há também um terceiro fator que é importantíssimo para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa: Um bom sistema de gestão de pessoas, o famoso RH, na comparação proposta, é nossa capacidade de se relacionar com as pessoas que "contratamos" para fazer parte da nossa vida. Assim para fugir dos passíveis trabalhistas que, afundam muitas empresas, as instituições sérias se preocupam com seus colaboradores , desde a seleção até a entrevista de desligamento. Nesta comparação humano e empresa muitos conceitos são comuns.

               As decisões e atos diários, bem como a forma de comunicação de uma pessoa, é o que caracteriza sua personalidade, existem pessoas: calmas, nervosas, alegres, tristes, dóceis, rudes, temperamentais, sinceras, falsas e por ai vai... adjetivos que, sempre usamos para classificar pessoas. Assim, somos o que fazemos e não o que pensamos em fazer, as boas intenções (ah... as boas intenções), são facilmente apagadas por um ato ruim, o que quer dizer que, muitas vezes, o que pensamos ser, não é realmente o que somos. É certo que alguns hábitos não são fáceis de serem mudados, e na verdade, quem disse que ser uma boa pessoa é fácil? Há quem diga que não devemos viver para os “outros”, mas para nós mesmos. É que este "outros" está um pouco genérico não é mesmo?É impossível viver para só si próprio, vivemos e sociedade, vivemos com os "outros" e para os "outros". Até porque toda ação tem uma reação.  Nossas ações, são nossos frutos, se produzimos bons produtos, obviamente seremos "bons produtores"!

              O tempo, amigo ou inimigo? Somos nós quem decidimos o que ele é. Correr atrás ou andar na frente: É o que faz a diferença. O relógio, para nós mortais, não para, segue seu ritmo, contínuo e tedioso. Nem rápido nem devagar. O problema do ser humano com o tempo é crônico, um dia queremos que avance, no outro que recue. Dominar o tempo é algo que, até involuntariamente, buscamos nossa vida toda. Assim, quanto mais rápido nos adaptamos as situações que a vida nos impõe, aproveitaremos mais e melhor o nosso tempo.
Como já dizia o "pregador": -" Tudo tem seu tempo determinado..." "...Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim... "...Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele... " Entendo que, administrar o tempo é, na verdade, aceitar e compreender o que não se pode mudar, e mudar quando não é possível compreender.

           O relacionamento interpessoal é com certeza um fator crucial para o bom andamento de nossa vida, saber se expressar e principalmente ouvir, são ferramentas indispensáveis em nossa estadia terrestre. O avanço dos sistemas de comunicação, foi o motor que impulsionou a globalização, falamos com mundo inteiro, ouvimos o mundo inteiro, tudo com um clique. Contudo, segundo a OMS, em 2030 a Depressão será a doença mais comum do mundo. Este transtorno afeta, atualmente, mais de 450 milhões de pessoas. Seus principais sintomas vão desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. A real causa ainda é desconhecida, porem  o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor, é a explicação, provavelmente, mais correta. Não é uma regra, mas observamos que, quanto mais estamos "ligados", ficamos mais longe.
           A família tem papel fundamental na formação de uma pessoa e de suas habilidades comunicativas, crianças copiam pais, mães, avós, irmãos e todos próximos. Porem, quando adultos, nem sempre temos a relação que gostaríamos de ter com nossa família, isto ocorre por "N" fatores, mas o respeito e amor por nossos familiares não pode deixar de existir. Nem sempre concordamos, nem sempre aceitamos, nem sempre entendemos ou nos deixamos entender, contudo deixar de amar e respeitar nossa família é cortar nossas raízes. Em nossos anos de vida conhecemos alguns amigos, que são, dentre centenas ,e as vezes milhares, de pessoas que nos relacionamos, escolhidos, a dedo, para fazer parte da nossa história. Já muitos de nossos familiares, não escolheríamos como nosso amigos, mas isso não quer dizer que deixarão de ser "nossos".

            E fazendo essa "salada" toda de assuntos, percebo que viver é muito mais do que estar vivo, e viver bem, é muito mais do que ter tudo o que precisamos ou queremos. Felicidade não deve ser tida com um estado, e sim como uma condição.
" Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro." O sucesso não pode ser medido quantitativa, muito menos, qualitativamente, aprendi que: - Cada caso é um caso, e tudo depende! O planejamento da nossa vida depende de MUITOS fatores externos e, principalmente, internos!.
"Mas em todas estas coisas somos mais do que VENCEDORES, por aquele que nos amou."

Em fim, com dizia "Joseph Climber" - " A vida? Ah vida! A vida é uma caixinha de surpresas!" (rsrsrs)

 Espero, um dia, repetir as palavras do Apóstolo:

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. "