quinta-feira, 22 de março de 2012

E além de falar....

estamos fazendo o quê?

Dizem que "falar é fácil, difícil é agir". Acho que falar algo edificante e que acrescente em nossas, ou principalmente em outras, vidas, não é nada fácil. Falar por falar, criticar com o único intuído de constranger, julgar, discriminar e humilhar, ai é fácil, muito fácil , tão fácil que fazemos isto a todo o momento.
         Mas é claro que existem certos exageros, de caros ilustres sábios detentores da verdade, que devido a sua superioridade intelectual, e sua ânsia em dar vista ( e as vezes até, a vida) a nós meros mortais, cegos e ignorantes. E  olha que nem precisa de pós-graduação ou especialização, se você tem male-male o ensino fundamental, mas um certo poder de persuasão, já consegue "falar" muuuiiiitooo. Deixando a classe suprema de lado, voltarei ao tema - talking is easy, acting is difficult.
    
 Já definida a conotação da palavra "falar" no ditado em questão, voltemos: - Falamos, escrevemos, mostramos, desenhamos, anunciamos , damos nossa opinião. Porem as vezes somos hipócritas e presunçosos, donos da razão e senhores da verdade. Agora quando o assunto é agir... São poucos os que se habilitam. Parar de falar e fazer, é algo extremamente dificultoso para nós... Ajudar, cuidar, fazer o bem efetivamente para alguém, é coisa rara na nossa atual conjuntura. E olha que quem faz "um" quer mostrar "dez"... e mesmo assim contamos poucos, os que "fazem".
  

Mas fazer o que, né??? Convenhamos que é difícil ajudar... porem é extremamente prazeroso e satisfatório. Há infinitas formas de agir, desde: falar algo realmente construtivo até ajudar materialmente uma pessoa necessitada. E olha que existe muita necessidade, e não precisa ir muito longe não, tenho certeza que muitos de nossos parente, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, neste momento estão necessitando de algo, de uma ajuda... e nós aqui, só falando, falando, falando....
     Não precisa nem ir aos semi-áridos, ou aos vitimados de desastres naturais, nem gastar muito, às vezes um telefonema, uma visitinha, para ouvir. Ouvir e se possível agir : fazer companhia, escutar um desabafo, dar o ombro para chorar, caminhar junto, ajudar nos afazeres domésticos, ajudar um doente em recuperação, ajudar a cuidar de um idoso, ou de uma criança, dar um abraço, um beijo, um sorriso... não custa nada! nem precisa saber ler ou escrever!
     Mas achamos tão difícil, mais difícil do que ler livros e livros com a intenção de formar uma opinião contra algo ou alguém, muito mais difícil do que ser um doutor teólogo, psicólogo, numseioqueológo, muito mais difícil do que chutar cachorro morto ou bombardear ruínas! ( não estou criticando o aprender, nunca! mas aprender para fazer o quê?)
       Afinal, se formos fazer uma analogia: Cristo, que falava em tantos sermões, que eram palavras que verdadeiramente agiam no homem, "compensava" tudo que falava, agindo , fazendo milagres.


No amor de Cristo,



Não sou Corinthiano, mas como disse o Tite:


FALA MUITO!!!!  


Imagens meramente ilustrativas retiradas da Internet.