terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ninguém gosta de ser generalizado...

.... mas a todo momento estamos generalizando:



Carioca é malandro, paulista é metido, baiano é preguiçoso, gaúcho é "macho", todo politico é ladrão(esse tá meio difícil defender, mas não vem ao caso...) português é burro, espanhol é isso, brasileiro é aquilo, americano nem se fala, chinês é tudo igual e japonês também... VIVEMOS GENERALIZANDO!!!

Mas no contexto que gostaria de abordar, é normal sempre ouvirmos: Crente é bitolado, católico é idólatra, espirita é macumbeiro, pregar de porta em porta é incomodar, pregar na praça é escandalizar, saudar com beijo é hipocrisia, pagar o dízimo é errado, fazer parte de campanha é sustentar o pastor, não doar sangue é ignorância, usar véu é exclusivismo, igrejas são doutrinas humanas que nos separam de Deus, orar no monte é fanatismo, fazer vigília... pior, buscar a palavra é misticismo, jejuar é sacrifício, e por ai vai..... sempre temos a razão, e se Deus não descer do céu, não mudamos de opinião, então o que é certo ou errado ?






"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? "
Romanos 2:1-3


"Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta."
Tiago 5:9

Mas não nos aguentamos, e sempre encontramos alguma desculpa para julgar, (ah... mas.... se eu não falar estarei sendo cúmplice,.. eu tenho minha liberdade de expressão, ...eu sei o que é certo ) e quase cegos pela trave, "conseguimos" enxergar o argueiro e clamamos:- Senhor! Porque tanta ignorância...será que ele(a) não enxerga que está agindo errado. Errado? Certo?




"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? "
Tiago 4:11-12


Acredito ser da natureza humana questionar, e até pré julgar o que o é diferente, ou o que não o agrada.




Mas entre bilhões de pessoas, que não são peças de uma linha de produção, mas seres de alma vivente, seria ingenuidade de nossa parte que todos crescem em um mesmo Deus da mesma maneira e com a mesma intensidade.




Nem mesmo o Anjos, pelo que podemos entender, são iguais e muitos, me estando junto a Deus, se rebelaram ... E nós homens de pouca fé, carne humana, que o próprio filho de Deus provou, e quando se aproximou de sua missão, temeu e pediu que Deus o livra-se, e que chorou ao ver Lázaro morto, mesmo sabendo que tinha poder para liberta-lo, tendo duas naturezas: uma humana mas a outra celestial, cumpriu sua paixão, para que TODO AQUELE QUE CRÊ, não pereça, mas tenha a vida eterna.







Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do SENHOR.
Sofonias 2:3
Sigamos pois a Deus com cuidado para quem em nosso julgamentos não estejamos pisando em algum dos pequeninos do Senhor, buscando a sabedoria, temendo a Deus, sabendo que procedendo a honra , vai a humildade.





"Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Mateus 18:6

E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. "
Mateus 10:42



REFLEXÃO: Creio que servir a Deus e fazer parte de uma comunidade cristã não é, e nem representa que haja uma organização por trás, ou entre os homens e Deus. Apenas uma forma humana de estar congregado em comunhão, e que só se pode permanecer se estiver guiada, não por mão humana, pelo Espírito Santo. Não estou defendendo algum modelo de "igreja". Entretanto, acredito que a forma de servir a Deus poderá ser diferente, em organização: com templo ou sem templo, em cultura: nas diferenças regionais, "ativa" ou "passivamente": de acordo com o dom que Deus dá a cada um. Mas o que deve ser cabal, é a presença do Espírito Santo que, sim, é suficiente.




E se lendo isso, julgamos que, quem o escreveu e citou tais versos, o fez perdendo tempo, oremos por ele. Para que Deus o possa iluminar e cumprir o desejo do seu coração que é, que se possível, transmitir uma mensagem de paz e amor.




Imagens meramente ilustrativas e retiradas da internet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que você acha?